SEMINARIO PSICOLOGIA AMBIENTAL
Diversas conceituações do termo Psicologia Ambiental foram formuladas, contanto todos os conceitos alegam que se trata do estudo da interrelação entre o individuo e o ambiente, conforme os conceitos seguintes dos autores.
“Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as "inter-relações" – e não somente as relações – entre a pessoa e o meio ambiente físico e social”. (MOSER, 1998)
"Psicologia Ambiental é a disciplina que estuda as transações entre as pessoas e seus entornos, com vistas a promover uma relação harmônica entre ambos, que redunde no bem-estar humano e na sustentabilidade ambiental” (Wiesenfeld, 2005)
“A definição de Psicologia Ambiental como o estudo das relações (recíprocas) entre os fenômenos psicológicos (comportamentos e estados subjetivos) e variáveis ambientais físicas”. (GUNTHER, 2005)
"Psicologia Ambiental, se desenha gradualmente como sendo o estudo das trocas entre as pessoas, os grupos e o meio natural, social e construído" (MORVAL, 2007)
Trata-se de uma inter-relação, uma vez que há uma mutua influência entre as pessoas e o ambiente. De acordo com CORRAL-VERDUGO (2005) a Psicologia Ambiental está envolvida com os modos pelos quais os aspectos sociais e físico do ambiente influenciam o comportamento das pessoas e como as ações das pessoas, por sua vez, afetam os seus entornos. Contudo, segundo MOSER (1998) as pessoas e o ambiente não tem o mesmo peso, uma vez que as pessoas são o centro da preocupação da Psicologia Ambiental.
Devido a isso é necessário um estudo interdisciplinar a fim de abranger diversas dimensões que sofrem