seminario Karl marx
Este filósofo alemão foi expulso de muitos países europeus, pelo fato de ser um radical. Isso fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele o capitalismo era um dos maiores problemas da humanidade, Marx defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se e derrubar de vez o sistema capitalista. Dizia ele que o sistema era responsável pelas crises que vinham acontecendo nos últimos tempos devido as grandes diferenças sociais.
Até hoje as ideias marxistas influenciam o pensamento de historiadores e cientistas sociais, que independentemente de aceitarem ou não as ideias do pensador alemão, concordam que para entender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção. Marx deixou vários seguidores, um deles foi Lênin que na União Soviética utilizou as ideias marxistas para manter o comunismo que sob seu comando foi renomeado marxismo-leninismo. Mas alguns marxistas discordavam de certas escolhas do líder russo.
DIALÉTICA E MATERIALISMO
O materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história. Foi elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels (1818-1833), apesar disso nunca utilizaram essa expressão. O materialismo histórico procura as causas dos desenvolvimentos e mudanças na sociedade humana. Analisa as classes sociais e a relação entre elas, além das estruturas políticas e formas de pensar de uma dada sociedade, o que para Marx e Engels, seriam fundamentadas por meio das atividades econômicas.
A dialética para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia. A dialética compõe-se, assim de três termos: tese; antítese e síntese.