SEMINARIO INSULINA
A estrutura da insulina é diferente entre a espécie de animais diferente. Contudo, essencialmente é uma corrente da proteína que seja similar de várias maneiras entre animais.
A insulina Humana é a mais próxima na estrutura e na função com insulina (suíno) da vaca (bovina) ou do porco. A insulina Bovina difere do ser humano em somente três resíduos do ácido aminado, e da insulina suíno em um.
A Insulina de alguns invertebrados e mesmo peixes pode ser clínica útil nos seres humanos enquanto possuem diversas similaridades.
Regulação da glicemia pelos hormônios glucacon e insulina.
ESTRUTURAS QUÍMICAS DA INSULINA
A insulina é sintetizada nos humanos e em outros mamíferos dentro das células-beta das ilhotas de Langerhans, no pâncreas. Um a três milhões de ilhotas de Langerhans formam a parte endócrina do pâncreas, que é principalmente uma glândula exócrina. A parte endócrina totaliza apenas 2% da massa total do órgão. Dentro das ilhotas de Langerhans, as células-beta constituem 60-80% do todo. A insulina é sintetizada a partir da molécula precursora proinsulina pela ação de enzimas proteolíticas conhecidas como prohormônio convertases. A insulina ativa tem 51 aminoácidos e é um polipeptídeo. A insulina bovina difere da humana em três resíduos de aminoácidos enquanto que a suína, em um resíduo. A insulina de peixes também é muito próxima à humana. Em humanos, a insulina tem um peso molecular de 5808. Ela é formada por duas cadeias de polipeptídeos ligadas por duas pontes dissulfídicas, com uma ligação dissulfídica adicional na cadeia. A insulina é produzida como uma molécula deprohormônio - proinsulina - que é mais tarde transformada, por ação proteolítica, em hormônio ativo.
A parte restante da molécula de proinsulina é chamada de peptídeo. Este polipeptídeo é liberado no