Seminario iii unopar
Vamos discutir alguns assuntos ligados à área da Matemática Financeira que certamente irá ajudá-los a compreender as diversas aplicações, conceitos que envolvem este universo das finanças!
Muitas são as situações do nosso dia a dia em que empregamos conhecimentos matemáticos. Muitas vezes fazemos isso sem nem perceber a importância que tais conhecimentos têm em nossas vidas. Entretanto, ouvimos constantemente as pessoas afirmarem que a matemática é difícil, mas também parece ser unânime a idéia de que ela é importante e desempenha um papel fundamental para a nossa vivência.
Na atualidade, percebemos que o profissional administrador deve se interar sempre sobre diversos assuntos, como noções de estatística, sobre os fatos que estão acontecendo na economia nacional e internacional e não poderia faltar a matemática financeira. Ao ter contato uma variedade conhecimentos como estes e outros importantes, o administrador pode passar informações da contabilidade com mais objetividade e clareza aos seus clientes.
Vamos abordar alguns tópicos de matemática ocorrem com muita freqüência nas resoluções dos problemas que enfrentamos diariamente em nossas vidas.
Você já pensou em como eram realizadas as operações financeiras, como o pagamento dos juros, por exemplo, de acordo com a História Antiga? Quais eram os principais problemas da época, ou seja, para que tipos de necessidades usavam estas operações financeiras? Propriedade de terras, ao comércio, ao pagamento do seu trabalho, dívidas ou outras?
As pesquisas apontam que na Babilônia, os juros é uma das práticas mais antigas da matemática financeira. Existiam escritórios desde aproximadamente 500 a.C. Havia um sistema de trocas de mercadorias. Alguns autores nos relatam que no Egito, as mercadorias eram estimadas e pagas em metais como cobre, bronze, algumas vezes ouro ou prata.
Há relatos que já no século VII a.C., na Grécia surgiram as primeiras moedas semelhantes as