Seminario gestao de conhecimento
Inovações no conceito de produto: Dois exemplos clássicos de inovação de conceito de produto são: O walkman da Sony que trouxe o novo conceito de portabilidade e mobilidade bem contraria aos conceitos da época que viam em primeiro plano a qualidade de som. O outro exemplo é do Honda City(Menino Alto) que trouxe o conceito de mudando o conceito das dimensões dos carros da época(longos e baixos) para o de mais confortável e robusto com um custo mais baixo.
Estas inovações no conceito do produto estão se tornando cada vez mais importantes para criação e sustentação de vantagens competitivas. Um grande volume de pesquisas nestas inovações tem sido empenhado.
Com estas constantes inovações e empurradas pelas concorrências, existem áreas que estas inovações muitas vezes não são percebidas pelos clientes. Um exemplo disso são os PCs. No inicio uma maior velocidade de processamento significaria um vantagem e maior vendas entre as concorrentes Intel e Microsoft. Mas atualmente, os Pcs são suficientemente rápidos, possuem monitores com boa aparência e Hds com capacidade superior ao do cliente utiliza-lo. Hoje o que vale neste mercado é o melhor preço, mas esta concorrência está obrigando a pesquisa no sentido de baixar custos e não ideias inovadoras em produtos, design, etc..
Três dimensões da inovação e do conhecimento
Todos os produtos são um sistema vários elementos, componentes. Vamos chamar estes elementos de funções. As funções podem ser entendidas como a coleta de conhecimento chamada de Know-why. O know-why é formado pelo aprendizado pelo estudo, com experimentos e simulações repetidas. É uma fonte de inovação, cito como exemplo, os microprocessadores que aumentam a velocidade dos PCs e os motores combustíveis com novos mecanismos de combustão melhorando a eficiência( injeção eletrônica e carburador).
Know-how = é o conhecimento obtido através do aprender fazendo,