SEMINARIO EDITADO
TEORIA DO COMPORTAMENTO E DO CUIDADO
ALUNOS (A):
Joyce Karolina-21506761
Leticia Martins -21504246
Matheus Faúla-21507163
Maria Caroline-21504497
Michele Gomes-21504667
Maio de 2015
INTRODUÇÃO
Virginia Henderson nasceu em Kansas City e licenciou-se como enfermeira em 1921. Seu interesse pela enfermagem surgiu durante a primeira guerra Mundial.
Em 1956, definiu da seguinte forma as funções do enfermeiro:
“ A função única do enfermeiro é assistir o indivíduo, doente ou são, na realização daquelas atividades que contribuem para a saúde ou a sua recuperação (ou para a morte tranquila) que ele realizaria sem auxílio se para tal tivesse a força, a vontade e o conhecimento necessários”.
Sua filosofia profissional era: a de aprender fazendo; desempenho rápido; competência técnica e domínio bem-sucedido dos procedimentos de enfermagem. O enfoque sobre doença, diagnóstico e tratamento na instrução da enfermagem a deixava descontente e incentivava sua luta para mudança desta abordagem.
Henderson desenvolveu uma das principais teorias de enfermagem, “ Modelo de Henderson”, que tem sido usada em todo o mundo para padronizar a prática de enfermagem.
Enfim, Virginia Henderson enfatiza que o papel do enfermeiro é substituir na pessoa o que lhe falta para que ela seja independente e completa. Não esquecendo, que todas as necessidades se encontram relacionadas variando de acordo com fatores psicológicos, sociais, culturais e também de acordo com suas percepções do que é certo ou normal.
BIOGRAFIA
“A vida de Virgínia Henderson e sua contribuição para a história da Enfermagem”
Nasceu na cidade de Kansas, EUA, no ano de 1897;
Seu interesse pela enfermagem surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, a partir de seu desejo de ajudar os militares doentes e feridos;
Em 1918, alistou-se na Escola de Enfermagem Do Exército, em Washington, concluindo o curso em 1921;
No ano de 1926, reiniciou seus