Seminario DeBio 1
Carboidratos são compostos orgânicos formados por Carbono, Oxigênio e Hidrogênio, também são conhecidos como glicídios, hidratos de carbono e açúcares. São conhecidos como açúcares por conta do sabor doce, embora mas nem todos tem sabor adocicado. São os compostos encontrados em maior proporção nos seres vivos e também sua principal fonte de energia.
Os glicídios também compõem a estrutura dos seres vivos, como por exemplo: a celulose, que está presente nas paredes das células vegetais e a quitina, que compõe o exoesqueleto de muitos invertebrados e a parede celular dos fungos.
A fórmula geral dos glicídios é apresentada por (CH2O)n, onde n representa o tamanho da molécula do glicídio. Com base no tamanho e na organização das moléculas, os glicídios podem ser classificados em três categorias: Monossacarídeos, Dissacarídeos e Polissacarídeos.
Monossacarídeos: São as menores entre as moléculas de glicídios, apresentam baixo peso molecular e alta solubilidade em água, o que facilita seu transporte por todo o organismo.
Possuem uma variação na quantidade de átomos de Carbono, de 3 a 7. Essas variações classificam os monossacarídeos em trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Vale lembrar que a desoxirribose, açúcar presente na molécula de DNA, é uma exceção a essa fórmula, pois mesmo apresentando 5 Carbonos, tem um Oxigênio a menos.
“Desoxi” = Sem um átomo de Oxigênio.
Os principais monossacarídeos são as pentoses (ribose e desoxirribose) e as hexoses (glicose, frutose e galactose).
Fórmula
Nome
Classificação
Onde é encontrado
C5H10O5
Ribose
Pentose
RNA (Ácido Ribonucleico)
C5H10O4
Desoxirribose
Pentose
DNA
C6H12O6
Glicose
Hexose
Produzido pelos vegetais quando fazem fotossíntese
C6H12O6
Galactose
Hexose
Leite e seus derivados
C6H12O6
Frutose
Hexose
Mel
Dissacarídeos: Combinação de dois monossacarídeos. Nesse processo libera-se uma molécula de água [(CnH2nOn) – H2O]. Quando há necessidade de energia, ocorre a reação inversa,