SEMINARIO DE SOCIOLOGIA II
PARA SAIR DO SÉCULO XX
A MISSÃO DO INTELECTUAL
AUTOR: Edgar Morin
ROTEIRO:
1- INTRODUÇÃO
1.1- Apresentação do texto, seus principais conceitos e ideias.
2. DESENVOLVIMENTO
1.2-Levantar os problema sugeridos pelo os problema sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão. Contextualizar o tema com a problemática do cotidiano.
3. CONCLUSÃO
3.1- Possíveis soluções para a problemática discutida.
TEXTO: A MISSÃO DO INTELECTUAL, EDGAR MORIN.
- formulação de ideologias pelos intelectuais;
- audiência dos intelectuais é culta, selecionada;
- ideia abstrata x real concreto;
- ventriloquía ideológica;
- reservar a parte mais burra de si, à política;
- intelectual deve abandonar o trono de juiz e, especialmente, de procurador;
- subordinar o pensamento ao problema das necessidades da humanidade;
- necessidade dos desviantes;
- cultura deslocada;
Portanto, oferecer um espaço de discussão sobre idéias ao mesmo tempo inovadoras e instigantes não se constitui um artifício de requinte intelectual para um punhado de iluminados. Denota, mais propriamente, a sintonia com a incerteza e a perplexidade em que vivemos hoje, não só no domínio do conhecimento científico, mas também no espaço do cotidiano de nossas vidas. Para Edgar Morin, o debate sobre o conhecimento "não poderia constituir um domínio privilegiado para pensadores privilegiados, uma competência de experts, um luxo especulativo para filósofos, mas uma tarefa histórica para cada um e para todos. A epistemologia complexa deveria instalar-se, senão nas ruas, ao menos nas mentes, mas isso exige, sem dúvida, uma revolução mental".
Sem abrir mão da disciplina intelectual e do rigor, Edgar Morin tem por hipótese a tragédia do inacabamento da cultura, do sujeito, das idéias, do conhecimento. Daí porque as verdades absolutas e as explicações finalistas são vigorosamente questionadas e discutidas na magnitude de uma obra aberta, que abarca desde uma reflexão matricial acerca do