Seminario de português juridico
DÁ-SE A COPMUNICAÇÃO PELO FALAR E SÓ AO HOMEM RESERVA-SE A DETERMININAÇÃO DE FALAR(EUGÊNIO COSERIU)OBSERVA QUE O HOMEM É UM SER FALANTE” OU,COMUNICA-SE O HOMEM DE FORMA VERBAL;NO ROMANCE O PROCESSO MAURIZIUS ,JAKOB WASEMAM FA EM OLHOS INTERROGATIVOS,OLHAR INQUIRIDOR.OLHAR SOMBRIO E HOSTIL.
LINGUAGEM.
CESARE LOMBROSO,FUDADOR DA ANTROPOLOGIA CRIMINAL,PROCURA IDENTIFICAR O CRIMINOSO PELO LEVANTAMENTO DE DETERMINADOS TRAÇOS FÍSICOS OU PELA CONFORMAÇÃO ÓSSEA(EXPRIME LOMBROSO LUONO DELINQUENTE
LINGUAGEM DO VESTUÁRIO.
JOÃO RIBEIRO(1960,P.98) EM NOTA ESTABELECE RELAÇÃO ENTRE A PROPRIEDADE BÁSICA,CASA OS NOMES DE VESTES;CAPA E CABANA TANTO E QUE SEGUNDO ERNOUT E MEILLET,PELO MENOS ATÉ A ÉPOCA CLÁSSICA TINHA DOIS VERBOS PARA O ATO DE CALAR-SE SÍLERE PARA OS SERES IRRACIONAIS E TACERE PARA RACIONAIS.
“TÁCITA RECONDUÇÃO,RENÚNCIA TÁCITA”MAGALHÃES NORONHA(1969,P.115)DIZ QUE O SILÊNCIO DESPERTA SUSPEITAS .
OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO .
NETENDINDO QUE A COMUNICAÇÃO NÃO É ATO DE UM SÓ,MAS DE TODOS OS ELEMENTOS DELA ARTICIPANTES,VERIFICA-SE QUE A REALIZAÇÃO DO ATO COMUNICATÓRIO APENAS SE EFETIVARÁ.EM SUA PLENITUDE QUANDO TODOS SEUS COMPONENTES FUNIONAREM ADEQUADAMENTE.
FUNCÕES DA LINGUAGEM.
(FARIA 1989,P.28)FALA DE TAIS FUNÇÕES DA LINGUAGEM SERVINDO-SE EMBORA DE OUTROS TERMOS COMO FUNÇÃO DIRETIVA(CONOTATIVA)”JUSTIÇA IMPERANTE(MOTEIRO 1967 A,P14)ELE E TAXATIVO
NÍVEIS DE LINGUAGEM .
ALGUNS TERMOS GOZAM DE PREDILEÇÃO ESPECIAL POR PARTE DE CERTOS AUTORES:INCONTINENTI E SUPEDÂNEO(MIGUEL REALE)DESSARTE(MAGALHÃES NORONHA)DESTARTE(W.M.DE BARROS).
O ATO COMUNICATIVO JURÍDICO.
O ATO COMUNICATIVO OCORRE QUANDO HÁ COOPERAÇÃO ENTRE OS INTERLOCULTORES.ODISCURSO JURÍDICO CONSTRÓI UMA LINGUAGEM PRÓPRIA QUE NO DIZER DE MIGUEL REALE(1985.P.8)É UMA LINGUAGEM CIÊNTIFICA.
SEGUNDO ALMEIDA TÔRRES(1959,P.35-36)REPUGNAVA O USO DE DESVIRGINAMENTO EM LUGAR DE DEFLORAMENTO ESTE LHE SABIA A PUDOR AQUELE TERIA CONOTAÇÃO DE VIOLÊNCIA.UAM OBRA INDISPENSÁVIL É A DE ADALBERTO