Seminario de economia
A importância do varejo vem crescendo no panorama empresarial no Brasil e no mundo. O ritmo rápido e o fortalecimento do setor fazem aumentar o número de varejistas, de modo que, atualmente, o setor apresenta um volume anual de vendas superior a R$ 100 bilhões, compreendendo cerca de um milhão de lojas e representando mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Em relação ao setor de varejo de vestuário, o Brasil é o mercado emergente mais atraente. De acordo com um estudo da consultoria internacional A.T. Kearney, o Brasil ficou em primeiro lugar, em 2009, pelo segundo ano consecutivo no ranking dos 10 países mais atraentes para o varejo de roupas e acessórios.
Neste trabalho estamos apresentando como o setor de moda em acessórios femininos vem crescendo no Brasil, e quais os motivos para o aquecimento do mesmo.
Apresentamos também os laudos de uma empresa nesse ramo,especificando custos monetários e não monetários.Também estamos expressando nossa opinião sobre os vídeos e artigos sugeridos pelo professor.
Primeiros Passos do Varejo de Moda no Brasil
Segundo Schmid (2004), até o final do século XVIII, a comercialização de vestuário no Brasil era de tal forma precária que as roupas eram herdadas através das gerações.
Foi somente com as iniciativas do Marquês de Pombal que se iniciou uma campanha para o desenvolvimento de uma produção de moda portuguesa no Brasil, viabilizada pela liberação da abertura de fábricas de tecido e fabricação de roupas. No entanto, o que ocorreu foi uma efêmera tentativa do setor, já que tratados com a Inglaterra deram isenção de impostos para os tecidos ingleses exportados para Portugal, o que acabou, temporariamente, com as pretensões de uma indústria local.
O processo de formação e consolidação da Indústria Têxtil no Brasil foi lento, refletindo no desenvolvimento do varejo de