Seminario de Araxa
Realizado no período de 19 a 26 de março de 1967. Entre outros temas, o documento de Araxá, publicado pelo CBCISS (1986, p. 32) trata dos níveis da microatuação e da macroatuação do Serviço Social. O nível da microatuação discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos.Para tanto, o ³[...] Serviço Social, como técnica,dispõe de uma metodologia de ação que utiliza diversos processos (CBCISS 1986, p. 30). São os processos de caso, grupo, comunidade e trabalho coma população. Na macroatuação, o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento. ³ Essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social.
O objetivo do documento de Araxá foi a Teorização do Serviço Social. Sua divisão consistia em: Natureza do Serviço Social, Analise do objeto remoto e operacional, Caracteres do Serviço Social, Funções do Serviço Social, Adequação da metodologias a funções do Serviço Social, Instrumentos e Metodologia, Serviço Social e realidade brasileira.
O período de produção do Documento foi no governo de Castelo Branco, que dominou de 64 a 67.
Significados: o Documento de Araxá foi um alicerce para a legitimação do papel e dos procedimentos do Serviço Social. - Ultrapassou o tradicional atendimento aos indivíduos, grupos, comunidades, populações, colocando novas formas de atendimento a esses.
- Foi a porta de entrada para outras reflexões sobre o Serviço Social.
- é a partir desse documento que poderemos entender as metamorfoses do Serviço Social, suas permanências e transformações que parecem se mesclar, no processo de construção/reconstrução de sua identidade.
- Objetivava criar interações com instituições, docentes e assistentes sociais latino americanos voltados a reconceituaçao e a renovação do Serviço Social na perspectiva modernizadora.
- De uma forma geral, o Serviço Social é colocado no quadro