Semin Rio
POLO REPÚBLICA 7224
CURSO PEDAGOGIA 7º SEMESTRE
FNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
Eliene Barbosa
Isaac Marinho
Kelly Amorim
Laureci Guimarães
Priscila Abreu
Belém-Pá
2015
De que maneira a escola conseguirá, ao final do processo educacional, contribuir para a formação de um cidadão capaz de transformar e atuar na sociedade?
Sabe-se que o desempenho escolar está relacionado a diversos fatores que influenciam neste processo, entre os quais podem ser citados: a qualidade de vida dos alunos, tanto dentro como fora da escola, o acompanhamento da família, a participação e o interesse do aluno, entre outros. A escola também é peça fundamental na contribuição para formar cidadãos capazes de transformar e atuar na sociedade, e por sua vez, deve estar atenta nas mudanças que vêm ocorrendo nos mais variados níveis da sociedade, seja sob o aspecto econômico, social ou político.
A transformação, não só do sistema educacional, mas da sociedade, tem de passar pela escola preparar os alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade mesmo após o término de sua vida escolar.
Qual o papel da escola?
É necessário que a escola utilize metodologias para que os alunos adquiram domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras. Sem estas aprendizagens, dificilmente o aluno poderá exercer seus direitos de cidadania. A escola, portanto, tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social.
Neste sentido, cabe à escola trabalhar para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a