Semin Rio
Acadêmicos: Bruna Lorrayne
Fernanda Sousa
Sthefanie Ohana
Thaís Monteiro
BRINCADEIRA
Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair.
Através do brincar a criança interage com o meio, conhecendo-o e manifestando sua criatividade, inteligência, habilidade e imaginação.
CARACTERÍSTICAS
A situação da brincadeira propicia à criança um melhor conhecimento de si própria, e o processo de socialização, devido às situações de vida que são vivenciadas com outras crianças; A brincadeira se distingue por alguma estruturação e pela utilização de regras que pode ser modificadas.
A brincadeira no entanto é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual.
Na brincadeira a existência das regras não limita a ação lúdica, a criança pode modificá-la, ausentar-se quando desejar, incluir novos membros, adotar as próprias regras, por fim, existe maior liberdade de ação para as crianças.
BRINCADEIRA
Geralmente faz parte de práticas culturais típicas;
Permite a vivencia com o lúdico e descobrir a si mesmo; Desenvolvimento do potencial criativo;
Desenvolvimento da cognição;
Atividade essencial ao desenvolvimento infantil;
BRINCADEIRA
“A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, a formação de um cidadão crítico e reflexivo” (BRANCO, 2005).
BRINCADEIRA
Segundo Kishimoto (2005), estimula a criatividade, a imaginação, à inserção da criança no mundo, ampliam sua cadeia de relacionamento social, nota-se a estimulação do desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.
BRINCADEIRA
Pode ocorrer em qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer classe social e em qualquer idade.
São elementos que se inserem no chamado universo lúdico, composto por atividades caracterizadas por serem espontâneas, não obrigatórias, com fim em si mesmas e que trazem sempre uma promessa de prazer.
EXEMPLOS