SEMIN RIO TSD
251 palavras
2 páginas
PROFOP – CAMPO MOURÃOTURMA 8
SEMINÁRIO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS
CAMPO MOURAO
2015
HELLEN REJANE MOREIRA
MARIA DE FÁTIMA VELOSO
1. síntese da análise do capítulo de livro didático ATRAVÉS DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Analisando o Capítulo 3 – Operações com Números naturais – do Livro Vontade de Saber Matemática de Joamir Souza e Patrícia Moreno Pataro, percebemos que os autores pressupõem uma aprendizagem por adaptação, pois apresentam o conteúdo através de situações problemas que ocorrem no cotidiano e podem ser identificadas facilmente pelos alunos. Os conteúdos são iniciados com questionamentos, fazendo com que o educando tente solucionar estas questões através de seu conhecimento. As situações problema são apresentadas de forma didática, de forma que o aluno consegue relacionar o que está aprendendo com situações típicas da realidade. Um dos aspectos interessantes do livro, é que o mesmo se foca também em trabalhar cálculos mentais, promovendo desta forma, a agilidade de raciocínio dos alunos.
Nos termos de Brousseau, são apresentadas mais explicitamente, as situações didáticas de ação e institucionalização.
Os exercícios apresentados permitem que os alunos tomem decisões sobre qual a melhor maneira para resolver os problemas, mas sem conseguir expor os argumentos que comprovem seu conhecimento, caracterizando a situação didática de ação. Isto implica a participação do professor na consolidação do conhecimento dos alunos, através da apresentação do saber científico, caracterizando a situação didática de institucionalização.
2. REFERÊNCIAS
SOUZA, Joamir Roberto de. PATARO, Patrícia Rosana Moreno. Vontade de Saber Matemática. 2ª Edição. Editora FTD S.A.. São Paulo, 2012; pg 50 a 75.