Semin Rio Tema
Tema: Tuberculose
Definição
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas que pode também atingir outros órgãos.
Complemento: (Existem dois estágios/tipos de tuberculose, a latente e a ativa: - Tuberculose latente: A pessoa infectada consegue controlar a bactéria, não manifesta sintomas e não transmite a doença. Se tratado neste estágio, a tuberculose ativa pode ser prevenida. Aproximadamente 1/3 da população mundial está infectada com tuberculose latente. - Tuberculose ativa: Corre quando há reativação da tuberculose, nos casos onde a tuberculose latente não é tratada completamente ou nos casos em que o indivíduo está imunodeprimido (como no caso da AIDS). A reativação ocorre em 5 a 10% dos casos de tuberculose latente.
Os casos extrapulmonares (fora do pulmão), com exceção dos pacientes com a imunidade comprometida, ocorrem geralmente devido a uma reativação da doença e não por uma infecção primária. A tuberculose pode causar meningite, infecções renais, hepática, da glândula suprarrenal, pleural e óssea. Nas crianças a incidência de tuberculose extrapulmonar é maior, ocorre em 20% dos casos.
A tuberculose é bem controlada nos países mais industrializados (EUA, Canadá, Japão, alguns países da Europa), mas é muito mais problemática nos países em desenvolvimento, como na África, onde a epidemia da AIDS se conjuga com a tuberculose e dificulta a erradicação da doença.
Outro problema que causa o aumento dos casos de tuberculose no mundo é o desenvolvimento da resistência aos antibióticos dos tratamentos antituberculose.)
História e Curiosidades
História:
Existem evidências de que a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. A doença já foi encontrada em esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 A.C) e, mais recentemente, numa múmia pré-colombiana no Peru.
A doença disseminou-se na Europa, com a urbanização crescente e no século XVIII tornou-se