Semin Rio Orienta Es
Nos meios escolares e acadêmicos, o seminário consiste em uma pessoa (ou grupo) expor oralmente a um público os conhecimentos específicos (científicos ou técnicos) relacionados a uma determinada área. Esse gênero textual, pertencente à família dos gêneros expositivos, tem por objetivo a transmissão de saberes.
INTERNET
Para quem quer saber mais sobre como falar bem em público, leia as matérias: http://oglobo.globo.com/educacao/dez-dicas-para-falar-bemem-publico-4566443 http://epoca.globo.com/vida/vidautil/carreira/noticia/2013/10/dicas-para-bfalar-bemb-empublico.html
Assista também à entrevista que a fonoaudióloga Fernanda de
Morais concedeu ao Programa Cenários sobre a importância da comunicação nas apresentações em público: http://www.youtube.com/watch?v=qQdH-yLXfbg 3.º passo: Faça um roteiro que deverá ser utilizado pelo apresentador. O roteiro deve conter o conjunto das informações que serão expostas na sequência em que serão apresentadas.
O ideal é que o roteiro contenha indicações do momento em que os recursos audiovisuais serão utilizados. Ele não deverá ser integralmente lido durante a exposição, pois isto tornaria a apresentação enfadonha. Ele serve apenas para evitar problemas como esquecimentos, digressões desnecessárias ou quebra da coerência ao longo da exposição.
4.º passo: A partir das informações selecionadas para a exposição, produza os slides que serão utilizados durante a apresentação. Não coloque muito texto num único slide: o ideal é que ele contenha informações em forma de tópicos. Utilize letras grandes na mensagem posta nos slides. Apresentar um seminário não consiste em ler os slides. Eles servem apenas como um guia para que o apresentar não se perca durante a apresentação nem se esqueça das principais informações.
Servem, também, para que o público visualize e apreenda as principais informações.
5.º passo: Também com base nas informações que serão expostas faça um handout para ser distribuído a cada pessoa que assistirá à