Semin rio de F sica
DE
FÍSICA
EPI- Equipamentos de
Proteção Individual
É todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Os principais EPI são os aventais de chumbo, protetores de tireoide , protetor de gônodas , óculos com equivalência em chumbo, luvas e fornecem uma proteção de 90% com relação à radiação espalhada, mas forma mais eficaz de proteção ainda é a distância da fonte emissora de radiação, um equipamento de raios-X portátil, operando em leito em uma distância de aproximadamente 2,5 m do aparelho ou do paciente, equivale a um biombo de chumbo.
Os aventais plumbíferos
fazem parte dos EPI [Equipamento de
Proteção Individual] utilizados em radiologia. Há diversos modelos de aventais disponíveis no mercado. Lembrando que a utilização de EPI não deve substituir a proteção coletiva ou os dispositivos de contenção físicos
(Biombos, colimação barreiras protetoras). De acordo com a energia do fóton, devese utilizar aventais com espessura equivalente em chumbo de tal forma que o usuário esteja protegido sem se submeter a um equipamento que se mostre indevido ergonômico. Ou seja, se o avental disponível é muito pesado ou incômodo para o número de horas que deverá ser utilizado, duas providências podem ser tomadas: Ou se revê o dispositivo utilizado, ou a rotina do serviço.
Geralmente em serviços de hemodinâmica, que tem procedimentos com longa duração de exposição à radiação, usase um conjunto de colete e saiote que distribui melhor o peso pelo corpo e assim como nos centros cirúrgicos, os aventais com 0,25 mm de equivalência são os mais recomendados. Nos raiosx gerais usase mais comumente o de 0,50 mm de equivalência em Pb pois o seu uso não é contínuo, mas em ocasiões especiais. Lembrar que um avental ou óculos ou protetor de tireóide apenas atenuam a radiação e não a