Semicondutores
Os semicondutores são materias que possuem uma certa resistência elétrica que são maiores que a dos condutores e menores que a dos isolantes. Todo material possui uma certa resistencia eletrica que nada mais é do que o quanto é preciso de energia para passar corrente elétrica no material. Os semicondutores como a palavra mesmo diz, são materias que não precisam de uma grande corrente elétrica para se sobrepor, e é influenciado pelo tamanho , comprimento e espessura do corpo ou material.
Quimicamente falando,os semicondutores estão situados na tabela peródica nos elementos da família 4A. São eles: Carbono ( C ) , Germânio (Ge ) , Silicio ( Si ) , Estanho (St ) , Chumbo ( Pb) entre outros, sendo o mais utilizado nos semicondutores e na microeletrônica o de Silicio.
Quando falamos na estrutra atômica desses materias tomaremos o Modelo de Bohr como base, onde o seu nucleo é rodeado por elétrons em seus orbitáis, com polaridade positiva constituindo prótons em sua formação,e os elétrons descrevem os orbitais estáveis com exatamente a velocidade certa para que a força centrifuga equilibra a atração nuclear.
Os materiais deste tipo, podem ser classificados de duas maneiras:
- Semicondutores Intrínsecos: são aqueles que encontrados sem impurezas, de forma pura. Os semicondutores intrínsecos quando além de puros são cristalinos, em uma temperatura baixa,são excelentes isolantes, diferentemente do comportamento quando observamos metais, contudo, a condutividade dos semicondutores puros aumenta com a temperatura. Quando aquecidos esses materiais se tornam condutores,devido as propriedades fisicas e quimicas que são alteradas.
- Semicondutores Extrínsecos ou dopados: são aqueles materias que possuem certas impurezas em sua composição, que tem isto como caracteristicas, para que suas propriedades elétricas não se alterem. Os semicondutores extrinsecos são os mais utilizados na microeletrônica, e tomaremos um bom tempo falando deste tipo de