semicondutores
FACULDADE PITÁGORAS VOTORANTIM - SOROCABA
MATERIAIS ELÉTRICOS E SEMICONDUTORES
Paulo Fernando
Votorantim / 2013
DIODO, TRANSISTOR E MOSFET
Trabalho elaborado como avaliação parcial da disciplina
Materiais
elétricos e semicondutores, ministrada pelo
Professor Heverton Bacca - Curso de Engenharia
Controle
e
Automação.
Votorantim / 2013
2
RESUMO
O diodo é um componente formado por dois cristais semicondutores de silício ou de germânio. Durante a fabricação, os semicondutores recebem as misturas de outras substâncias, formando assim um cristal P e outro N. O terminal P recebe o nome de anodo e o terminal N recebe o nome de catodo.
Transistores são semicondutores que se assemelham ao diodo na construção, porém utilizam três cristais sendo sempre assim, um transistor pode ser constituído por dois cristais P e um N ou, dois cristais N e um P, isso determina se o transistor será PNP ou NPN, os diodos têm dois terminais apenas ao passo que os transistores têm três que são o coletor, o emissor e a base. Ao aplicarmos uma corrente entre o emissor e o coletor de um transistor ele conduzirá quando receber um pulso em sua base, esse pulso pode ser positivo ou negativo conforme o tipo de transistor, PNP ou NPN.
O transistor MOSFET (acrônimo de Metal Oxide Semiconductor Field Effect
Transistor) ou transistor de efeito de campo de semicondutor de óxido metálico.
A palavra "metal" no nome é um anacronismo vindo dos primeiros chips, onde as comportas (gates) eram de metal. Os chips modernos usam comportas de polisilício, mas ainda são chamados de MOSFETs. Um MOSFET é composto de um canal de material semicondutor de tipo N ou de tipo P e é chamado respectivamente de NMOSFET ou PMOSFET. Geralmente o semicondutor escolhido é o silício, mas alguns fabricantes, principalmente a IBM, começaram a usar uma mistura de silício e germânio (SiGe) nos canais dos MOSFETs.
Infelizmente muitos