Semicondutores
S – Microelectronic Circuits, Sedra/Smith, quarta edição
1. (S3.10) Calcule a densidade intrínseca de portadores num cristal de silício às temperaturas de 250K, 300K e 350K.
Solução: [pic] [pic] [pic]
2. (S3.11) Considere um cristal de silício dopado com impurezas tipo dador com [pic]. Determine a concentração de electrões e de lacunas às temperaturas de 250K, 300K e 350k: Utilize os resultados do exercício anterior.
Solução: [pic];[pic] [pic] [pic]
3. (S3.12) Obtenha o valor da resistividade de,
a. Silício intrínseco puro
b. Silício dopado tipo-p com [pic]
Utilize [pic], [pic] [pic] para silício intrínseco, e [pic] [pic] para silício dopado.
Solução: a) [pic] b) [pic]
4. (S3.32) Dado um semicondutor tipo-n com um perfil de impurezas representado na figura, determine o valor da corrente de difusão. Assuma [pic]. [pic] é a concentração lacunas no cristal em equilíbrio com [pic], para 300K.
[pic]
Solução: [pic]
5. (S3.34) Calcule a o fluxo de corrente numa barra de Silício com um comprimento de [pic] e com uma secção transversal de área [pic], para uma tensão aplicada de 1V com uma densidade de electrões de [pic] e de lacunas de [pic].
Solução: [pic]
6. (S3.35) Numa barra de Silício dopado com impurezas dadoras, de [pic], determine qual deve ser a concentração de dadores de forma a obter-mos uma densidade de corrente de [pic] em resposta a um campo aplicado de 0.5V. Utilize o valor da mobilidade dos electrões para Silício puro.
Solução: [pic]
7. (S3.36) Numa secção de silício dopada com impurezas dadoras (fósforo) com uma concentração de [pic], determine a concentração de electrões livres e de lacunas nas temperaturas de 300K e 400K.
Solução: 300K - [pic]
400K - [pic]
8. Sabendo que a resistividade do cobre é de [pic] qual é a relação desta com a resistividade de um semicondutor tipo-n, com [pic]?
Solução: 52980 vezes