Semiarido brasileiro: potencialidades, desafios e estratégias da convivência no século xxi
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO
Semestre 2009.2
SEMIARIDO BRASILEIRO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DA CONVIVÊNCIA NO SÉCULO XXI
Autor do Relatório: João Henrique Nunes Ribeiro
Sumé – PB 19/10/2009
Convivência com o semi-árido
Introdução
O Seminário Integrador 2009 que foi realizado entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro na UFCG Campus Sumé-PB, teve como principal objetivo apresentar as principais formas e técnicas que devem ser utilizadas para o desenvolvimento e sustentabilidade numa situação de semi-árido, dando ênfase a reflexao sobre os sinais de continuidade,como também, a discussao das políticas governamentais. Analisando os paradigmas econômicos, ambientais, sócias, educacionais e culturais.
Metodologia
A metodologia aplicada constitui-se na realização de discussões em mesa redonda e palestras. Foram discutidos entre eles (Palestrantes, Estudantes, Professores, Técnicos, Representantes,) os desafios as oportunidades e estratégias de preservação do meio ambiente e de convivência no semiárido com tecnologias alternativas para captação e armazenamento de água.
O evento iniciou-se com presenças políticas mostrando a importância da vinda do Campus para essa região do cariri, e ao longo do seminário também foram apresentados projetos sociais, econômicos e culturais com materiais de cartazes e slides, destacando-se a cultura regional com apresentações de danças folclóricas, peças teatrais e bandas tocando as musicas da região.
Conclusão
Sendo assim, a finalidade do trabalho seria a apresentação das melhores e mais adequadas formas de se conviver com o semi-árido, passando a todos os conhecimentos práticos para a solução de um dos principais problemas: a escassez de água.
Bibliografia http://www.peasa.ufcg.edu.br