semestre
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
DHEMERSON EWERTON LEITE SANTOS
FILIPE ANDREATO
Cuiabá
2013
TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
ATIVIDADE EM GRUPO INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar – Universidade do Paraná, como atividade interdisciplinar.
Cuiabá
2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 4
2 – OBJETIVO 4
3 – CRIAÇÃO DAS CLASSES 5
4 – CÓDIGO VISUALG 6
5 – CONCLUSÃO 8
6 – REFERÊNCIA 9
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos mostrar a forma de criação de classes e definição de organização das mesmas no modelo MRN (Modelo Relacional Nominal), e também a criação de um modelo relacional com dados na base DER. No final será criado um código de inclusão de livros no VisuAlg do modo pilha com processo de inclusão e exclusão, agora vamos falar um breve relato do que é MRN e DER.
MRN
Consiste em definir o formato lógico adequado para as estruturas de dados identificados no projeto lógico do sistema, com o objetivo de minimizar o espaço utilizado pelos dados e garantir a integridade e confiabilidade das informações.
A normalização é feita, através da análise dos dados que compõem as estruturas utilizando o conceito chamado “Formas Normais (FN)”. As FN são conjuntos de restrições nos quais os dados devem satisfazê-las. Exemplo, pode-se dizer que a estrutura está na primeira forma normal (1FN), se os dados que a compõem satisfizerem as restrições definidas para esta etapa.
A normalização completa dos dados é feita, seguindo as restrições das quatro formas normais existentes, sendo que a passagem de uma FN para outra é feita tendo como base o resultado obtido na etapa anterior, ou seja, na FN anterior.
Para realizar a