Sementes oleaginosas
Elas fazem parte da família dos alimentos classificados como biogênicos, ou seja, que geram vida. Principalmente, quando são frescas e cruas, e previamente hidratadas.
As sementes mais comuns aqui no Brasil, em termos de propriedades nutricionais são as de linhaça e girassol (clima frio), gergelim, castanha do Pará e de caju (clima quente) e abóbora. Também são valorizadas as nozes brasileiras que são a pecã e macadâmia.
Como a própria classificação diz, estas sementes são concentradas em óleos vegetais ou "nutricionais", mas também são ricas em proteínas, fibras, sais minerais, vitaminas, enzimas e fitohormônios.
Constituem uma forma concentrada de energia e informações genéticas para gerar vida.
Assim, essas sementes devem fazer parte da alimentação diária. Mas para alimentar-se com sabedoria é preciso conhecimento e estudo. Por serem muito concentradas em nutrientes, vitalidade e calóricas, no seu consumo diário deve-se focar na sua qualidade, porém evitando o consumo de grandes quantidades.
Diante da obesidade crescente da população brasileira, alguns profissionais da área médica e nutricional têm abominado o consumo incondicional de gorduras, não conseguindo esclarecer com bons fundamentos, a diferença entre gordura saturada (geralmente de origem animal - ruim para a saúde) e as gorduras nutricionais, aquelas que cumprem uma série de funções metabólicas de extrema importância, que são:
• Controlar a temperatura corporal;
• Construir e renovar as células cerebrais;
• Proteger os órgãos e músculos dos impactos;
• Fornecer ácidos graxos essenciais para a construção de membranas celulares flexíveis e porosas;
• Fornecer os ácidos graxos essenciais ou precursores para a produção de vitaminas, hormônios, ácidos biliares e pigmentos e;
• Transportar e absorver as vitaminais liposolúveis (A, D, E e K).
Você sabia de tudo isso?
Pois é! Tem mais.
Gorduras Saturadas X Insaturadas
As gorduras ruins em geral são