SEMENTES DE CHIA
INTRODUÇÃO
A “chia” é uma completa fonte de proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais. Comparada com outras sementes, a de “chia” provê a mais alta fonte de proteínas; entre 19 e 23 por cento do seu peso é proteína. Uma das maravilhas, somente encontrada na “chia”, é a sua habilidade de absorver mais de 12 vezes seu peso de água. Esta habilidade de segurar água, pode prolongar hidratação e retenção de eletrólitos em fluidos do corpo, especialmente durante esforços. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem. O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma digestão lenta e mantém os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabetes. (TOSCO, G., 2004).
A semente de chia contém uma quantidade de compostos com potente atividade antioxidante, miricetina, quercetina, kaemperol e ácido cafêico. Estes compostos são antioxidantes primários e sinérgicos que contribuem para forte atividade antioxidante da chia (CASTRO-MARTÍNEZ, 1986; TAGA et. al., 1984).
REFERENCIAL TEÓRICO
Nutrientes presentes na Chia
A dieta da chia para emagrecer é a última novidade que está fazendo sucesso, ela é considerada um super alimento funcional e nutricional é a fonte vegetal conhecida mais rica em ácidos graxos. Ela tem propriedades que ajudam a controlar a fome e auxiliam na perda de peso.
Em dietas nutricionais de emagrecimento não deixa dúvidas, a semente oferece ótimos resultados principalmente para quem precisa de força e resistência física. Recentemente foi descoberto seu incrível poder nas dietas de perda de peso, pois é rica nos nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.