Semelhanças e diferenças no modo de ensinar
Baseado no texto de José Libâneo, conteúdos estudados neste semestre e entrevistas com professores de diferentes campos de experiência queremos abordar idéias do autor Libâneo, fazendo assim um comparativo entre as entrevistas, destacando principais semelhanças e diferenças entre esses profissionais e os meios de ensinar.
Desenvolvimento
Semelhanças e diferenças no modo de ensinar.
Didática esta bela ciência é a forma de ensinar, passar conhecimentos para os educandos. A didática é algo que varia de acordo com cada professor e também ao tipo de aluno que lhe é apresentado.
A didática não está presa a recursos materiais. Ela está grandemente ligada a criatividade e desenvoltura do professor. O comprometimento com o ensino é a base de um bom professor.
Serve como instrumento para potencializar a aprendizagem do aluno e desenvolver sua habilidade. Segundo Libâneo o papel do professor ( folha 12- termina aprendizagem) O professor pode ser tradicional ou progressista. A cada um deles cabe a sua função a ser executada e ele deve encontar um ponto de partida). Para que haja o desenvolvimento pleno do seu trabalho.
O professor tradicional é repassador de ensinamentos, baseado em ferramentas como o livro didático, entre outros. A individualidades, questões sociais não são valorizadas. Não muda pois sente-se preso àquilo que lhe foi passado. Neste método não há aprendizagem natural mas sim mecanizada. Mas há uma nova frente de professores: os progressistas. Estes são mais dinâmicos, variando com os materiais, preocupados com a aprendizagem e o ensino qualificado do aluno, respeitando a individualidade de cada um.Tornam aulas prazeirosas com debates de questões relevantes às situações. Utilizam a afetividade na busca de estreitar laços professor aluno.
Libâneo conclui que este professor é o mais qualificado, reconhecendo porém que os métodos de avaliação ainda