Semeadura para Isolamento
1. Introdução
Para isolar o microrganismo efetua-se a inoculação ou semeadura, utilizando a técnica do esgotamento do inóculo por estrias, tendo-se o cuidado de usar inteiramente toda a área do meio para garantir a separação das bactérias, de modo que após a incubação cada célula separada origine uma colônia.
O processo de identificação propriamente dito começa com a observação das características das colônias. Os seguintes critérios são utilizados para a caracterização colonial:
Forma;
Tamanho;
Caracteres ópticos - Opaca, translúcida e transparente;
Pigmentação - Amarela, branca, preta, rósea, etc.;
Odor – Ausente, presente, semelhante a...
2. Objetivo
Isolar uma determinada bactéria que possa conter na amostra usando os meio de cultura solido Ágar MacConkey e Ágar Nutritivo.
Materiais
Solução salina;
Alça bacteriológica;
Bico de Bunsen;
Amostra de bactérias (colônias);
Ágar MacConkey e Ágar Nutritivo;
3. Métodos
Com a alça bacteriológica devidamente esterilizada, coletaram-se amostras de bactérias;
Utilizando a técnica do esgotamento do inóculo por estrias, foi semeada a amostra de bactérias nos Ágares Nutritivo e MacConkey.
Incubaram-se os meios de cultivo sólidos.
Posteriormente, observaram-se as características das colônias que cresceram nos dois ágares.
4. Conclusão
Um isolamento bem feito é fundamental no processo de identificação das bactérias, visto que a área de isolamento é fundamental para o desenvolvimento dos passos seguintes de identificação.
Os Ágares Nutritivo e MacConkey são exemplos de meio de cultura que podem ser usados num primeiro passo de identificação das mesmas, visto que o Agar Nutritivo permite o crescimento de toda bactéria, desde que não seja fastidiosa, tendo o básico para o crescimento destes microrganismos, e o Agar MacConkey como um meio seletivo e diferencial na suspeita de uma bactéria.