semantica
1) Apresente as ideias centrais dos percussores da linguística textual.
ROLAND BARTHS: Atribui o aparecimento da retórica júris populares realizados em Seracusa Itália no séc. v A.C. A retórica tem o caráter de convencer o interlocutor.
Hjelmslev: Primeiro a esboçar uma definição de texto. Seu objetivo não era propriamente, explicitar o que seja texto, mais sim descrever o sistema linguístico subjacente a ele. Jakobson: Membro do circulo linguístico de Praga, contribui eficazmente para conduzir a linguística ao estudo do discurso, ao redefinir e ampliar o estudo das funções de linguagem.
E. Benveniste: Pioneiro no estudo sobre o discurso. Combina dois modos de significação distintos: o semiótico e o semântico.
M. Pêchux: Obra Analyse Automatique, serve de ponto de partida para o trabalho de numerosos linguistas.
Zelling Harris: Foi o primeiro linguista moderno a considerar o discurso como objeto legitimo da linguística e realiza uma análise sistemática dos textos. Segundo ele, a linguística descritiva deve se estender-se além dos limites do enunciado e a oração não pode destacar a estrutura qual está inserida.
Harris: Discourse analysis é definido como um método de o pesquisas, em qualquer material linear conectado discretamente, seja uma língua, seja algo semelhante a uma língua, que contenha mais de uma sentença elementar.
Kenneth Pike: (Tagmêmica) Na década de 50, foi a primeira escola linguística a dar maior análise do discurso.
Danes : 1970 análise funcional dos enunciados diferença entre tema e rema.
Chomsky. Katz, fodor: No âmbito da gramática passaram a se preocupar com fenômenos como os de conferência e da pressuposição. Filmore (1968) : Cuja a gramática dos Casos tem sido utilizada por vários adpetos as linguística textual que empregam o modelo gerativo. Para a estrutura e formalização do texto.
Slakta : Propõe uma descrição do discurso que recorre a três níveis gramáticas casuais(