semantica algebrica
Índice 3
Introdução 3
CAPÍTULO I. História do Computador 5
CAPÍTULO II- Semântica Algébrica 8
2.1. Lógica Modal 8
2.2. Semântica 8
2.3. Fundamentos sobre Álgebra 9
2.4. História da Semântica Algébrica 10
2.5. Semântica da Álgebra de Heyting 11
2.6. Semântica de Kripe 13
2.7. Comparações e Operações Booleanas 14
2.8. Sistemas Modais Fracos 14
2.8.1. Axiomas: 15
2.8.2. Regras a Cumprir: 15
2.8.3. Definições: 15
2.9. Álgebras e Matrizes 16
Conclusão 17
Bibliografia 18
Introdução
Teoria das Linguangens Formais foi originariamente desenvolvida na década de 1950 com o objctivo de desenvolver teorias relacionadas com as linguagens naturais. Entretanto, logo foi verificado que esta teoria era importante para o estudo de linguagens artificias e, em especial, para as linguagens originárias da Computação e Informática. Desde então, o estudo das Linguagens Formais desenvolveu-se significativamente e com diveros enfoques, com destaques para aplicações em análise léxica e análise sintática de linguagens de programação, modelagem de circuitos lógicos ou redes lógicos, de sistemas biológicos, entre os outros. Mais recentemente, destacam-se aplicações relacionadas com sistemas de animação, hipertexto e hipermídias, bem como o tratamento de linguagens não lineares, como linguagens planares, linguagens espacias e linguagens de n dimensões.
Linguagens Formais preocupa-se com os problemas sintáticos das linguagens. Assim, inicialmente, é importante introduzir os conceitos de sintaxe e de semântica de linguagens.
Historicamente, no estudo entendimento das linguagens de programação, o problema sintático foi reconhecido antes do problema semântico e foi o primeiro a receber umm tratamento adequado. Adicionalmente, os problemas sintáticos são de tratamento mais simples que os semânticos. Como consequência, foi dada uma grande ênfase à sintaxe, ao ponto levar à idéia de que as questões das linguagens de programação