Semanas gestacionais
FECUNDAÇÃO
Cerca de um dia após a fertilização, os núcleos do óvulo e do espermatozoide fundem-se e dão origem a uma nova vida. O sexo do seu bebé já está determinado!
Os espermatozoides sobem pela Trompa de Falópio para alcançar o óvulo maduro. No momento em que o espermatozoide penetra o óvulo, fertiliza-o. No final desta semana a mulher esta oficialmente grávida, apesar de ainda não o saber;
Semana – 2
CONJUNTO DE CÉLULAS A EMBRIÃO.
As células da cabeça e da cauda fundem-se completamente e o cérebro começa a formar-se. No final desta semana, o blastocisto (conjunto de células com a informação genética dos pais com diferentes funções entre si) fixa-se firmemente na parede uterina e passa a embrião.
Cerca de 24 horas após a fecundação, o óvulo, que viaja em direção ao útero onde se irá fixar, divide-se e subdivide-se transformando-se num conjunto de células com diferentes funções entre si. É provável alguns dos desconfortos e sintomas da gravidez.
Semana 3
ESPECIALIZAÇÃO DAS CÉLULAS
O disco embrionário (conjunto de células resultante da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozoide) continua a desenvolver-se. As células diferenciam-se entre si para dar origem aos diferentes órgãos e tecidos do corpo. Tem o tamanho de uma semente de papoila.
O corpo continua a criar todas as condições para o desenvolvimento do bebé desenvolvendo a placenta, a cavidade amniótica, o saco vitelino primitivo e o tampão mucoso. A produção de progesterona está no auge e, em conjunto com o estrogénio, estimula a mucosa uterina de modo a que esta forneça fluído nutritivo ao óvulo.
Semana 4
O saco gestacional é visível através de uma ecografia e todas as estruturas do corpo do bebé estão em formação (órgãos internos e estrutura física). Este é um momento crítico do desenvolvimento do bebé. O embrião tem a forma de um disco (disco embrionário) com cerca de 0,4 mm.
As profundas alterações hormonais podem causar irritabilidade, ansiedade, choro, ter sono durante o