Semana mundial de aleitamento materno
18ª SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO
NILTON GATTI *
“O Aleitamento Materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, pois, transfere à criança, além de nutrientes, anticorpos que as protegem de infecções e promove ainda, a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta”.
Nesta semana de 1 a 7 de agosto, comemora-se a 18ª SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO. A preocupação do Ministério da Saúde em incentivar o aleitamento materno, notadamente o exclusivo, que vai até 6 meses de idade, visa cumprir responsabilidades assumidas pelo Brasil a nível mundial - Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio - especialmente o quarto objetivo que é reduzir a 2/3 a mortalidade de crianças menores de 5 anos, no período de 1990 a 2015. Recentemente expressa em Port Min. nº. 2799/2008 criando a Rede Amamenta Brasil. Um dos maiores desafios do Brasil para atingir esses Objetivos é a sua alta taxa de mortalidade perinatal, em particular nas regiões mais pobres.
O Brasil participou do Encontro de Florença (Itália-1990) onde se buscou mecanismos e ações que pudessem ser desenvolvidas para proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. Pela “Declaração de Innocenti”, estabelecida na época, resgatou-se o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com sucesso e que o aleitamento materno é uma prática que não deve ser interrompida.
Outras estratégias foram idealizadas na época, como IHAC - Iniciativa Hospital Amigo da Criança e a Semana Mundial de Amamentação. Atualmente mais de 150 países participam dessas comemorações e iniciativas. A frase escolhida pelo Ministério da Saúde para 2009 é: “Amamentação em todos os momentos. Mais