Semana kaizen
REDUÇÃO DO TEMPO DE SETUP – LINHA DE USINAGEM EIXO AE – GROB TORNO AE
Objetivos:
O presente trabalho tem como objetivo fazer intervenções na linha de usinagem na Tecumseh do Brasil – especificamente num dos processos mais críticos de setup. As melhorias focam-se em segurança, ergonomia, meio ambiente e 5S. Assim, espera-se que essas alterações sejam suficientes para reduzir o tempo de setup.
Objetiva-se também que essas modificações sejam implementadas de modo sustentável e ainda proporcionar um ambiente apto a mudança contínua.
Introdução teórica:
Lean manufacturing:
Lean manufacturing ou produção enxuta surgiu no Japão depois da Segunda Guerra Mundial na fábrica Toyota. Em vista do sucesso da Toyota no cenário mundial, os princípios lean começaram a serem difundidos mais facilmente.
A produção enxuta tem como objetivo maximizar a eficiência e a flexibilidade, de modo a tornar o sistema de produção mais ágil, inovador e apto a enfrentar mudanças. Para a implantação desse sistema lean, são necessárias equipes dispostas a sugerirem melhoras no processo, chamado de círculos de controle de qualidade. Desse modo a produção enxuta só funciona se existir uma gerência que imponha liderança, e se a força de trabalho sentir comprometimento mútuo (WOMACK; JONES; ROOS, 1992).
A Toyota identificou os desperdícios, ou seja, atividade que não agregam valor em processos administrativos ou de produção, esses são pontos que norteiam os princípios do Modelo Toyota. A filosofia de eliminação das perdas engloba: superprodução, espera (tempo sem trabalho), transporte ou movimentação desnecessária, superprocessamento ou processamento incorreto, excesso de estoque, movimento desnecessários, defeitos e desperdício da criatividade dos funcionários (LIKER, 2005).
Identificado os desperdícios temos que os princípios da produção enxuta são: especifique o valor, identifique o fluxo de valor, fluxo, puxar e perfeição (WOMACK; JONES, 2004).
Liker (2005)