Semana juridica
Noturna – Dia 25/08/2009
Palestrante : Dr. Antonio Carlos Malheiros
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, professor de Direito Humanos da PUC/SP, Conselheiro do IASP, Presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, Vice-diretor Comunitário da FEA e Direito da PUC/SP, Voluntário na área da saúde, foi advogado por 20 anos, além de ter exercido o cargo de Conselheiro da OAB e da AASP.
Tema: “Direitos Humanos na Perspectiva dos Profissionais do Direito.”
Foi iniciada a palestra com homenagem do coordenador de direito Dr. Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior no qual foi mostrado vídeos do desembargador no projeto “VIVA E DEIXE VIVER” .
Vídeos encontrados no www.youtube.com.br
Participa de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) hoje muito famosa que se chama “Viva e Deixe Viver”. Tem um jeitão de Doutores da Alegria, porque essencialmente trabalhamos com humanização hospitalar com crianças hospitalizadas – independentemente do problema das crianças (câncer, AIDS, etc.). Trabalha com crianças portadoras de HIV no Emilio Ribas, que foi o nosso primeiro hospital (hoje estamos em mais de 22 hospitais da Grande São Paulo, sem contar os outros estados, já somos mais de 1000 voluntários).
Retornando ao Brasil ele teve a idéia de montar uma ONG, para trabalhar com humanização hospitalar. Começamos com 4 ou 5 pessoas no Emilio Ribas, um hospital muito pesado, porque é o hospital da Aids; hospital das doenças infecto-contagiosas. Lá começou e permaneçe até hoje. A ONG virou OSCIP, cresceu, ganhamos diversos prêmios e já temos uma sede própria super charmosa na Rebouças esquina com a Capote Valente.
O Palestrante primeiramente falou de sua experiência ainda quando adolescente que foi visitar uma favela , no qual faz comparações com a Historia de “ Cidarta” .
Nesta visita este menino de classe media alta descobre a tristeza propriamente dita e a miséria da vida daquele pessoal , que era