Semana iii
DISCIPLINA – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Coordenadoras: Vera Werneck e Claudia Concordido
Aluno: Celi de Souza e Silva
Pólo :Itaperuna
Data :12/03/2013
Tutor: Douglas Martins Dantas
Listas de Bibliografias
I- Uma História da Resolução de Problemas no Brasil e no Mundo.
II-A Resolução de problemas como metodologia de ensino; uma análise a partir das contribuições de Vygotsky
III A Matemática Ensinada na Escola e sua relação com o cotidiano IV Matemática do cotidiano: conexões produzindo sentido.
V A Resolução de problemas nas aulas de matemática: diagnosticando a prática pedagógica.
VI- Resolução de problemas nas aulas matemática
VII Resolução de problemas
1. TEMA
Resolução de Problemas no Ensino da Matemática
Sabe-se que o ensino da matemática por muito tempo,dava-se por meio da repetição de algorítmos, memorização e treinamentos. Só após muitos anos é que o ensino da mesma deu-se por meio de compreensão, onde o aluno pode se interagir no seu processo ensino aprendizagem. A partir de então, é que se começa a falar em resolução dos problemas como metodologia.
Justificativa
Devido ao grande número de alunos que encontramos, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, ter dificuldades ou em muitas vezes não conseguir interpretar um texto matemático, possuir dificuldades de entender o que é solicitado, o que ele deve procurar, por onde começar a resolver um problema. Diante dessas dificuldades, que precisamos procurar saná-las, surge a necessidade de buscar metodologias, que propiciem o desenvolvimento do raciocínio e a construção do conhecimento, estimulando o aluno a pensar ;aproximando-o do cotidiano, fazendo com que ele perceba que matemática existe fora da sala de aula, e procurando tornar o processo ensino aprendizagem de forma mais eficiente e mais atraente, onde ele é levado a interpretar situações matemática relacionadas com seu dia a dia e fazer uma relação entre os conceitos