semana da arte moderna
Trabalho de Português Professora Rafaela
A semana da arte moderna aconteceu em 1922 dos dias 13 á 17 de fevereiro, no teatro municipal de São Paulo e teve como participantes músicos, escultores, artistas plásticos e arquitetos. Com a comemoração do centenário da independência a Semana da arte moderna, foi como primeiro manifesto coletivo publico a favor de um espírito novo e moderno.
Esse era o ano em que o país comemorava o primeiro centenário da independência e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil, libertando-o dos amaras que os prendiam aos patrões estrangeiros. Eles pretendiam utilizar tais modelos europeus (as vanguardas) de forma consciente, para uma renovação na arte nacional. Mas Oswald de Andrade deixa uma alerta para a valorização das raízes nacionais.
Na segunda feira foi à abertura oficial e casa cheia, na quarta grande atração publicada foi substituída por uma palestra de Menotti Del Picchia sobre arte estética; e também leitura do poema “os sapos” de Manuel Bandeira que fez com que o publico atrapalha-se a leitura (o poema se referia aos parnasianos). Na sexta feira foi o dia mais tranquilo, com apresentações musicais.
Através desta semana, na década de 1920 destacaram-se os movimentos Pau-Brasil, Verde-Amarelo ou Grupo da anta e o Antropofágico. O Movimento Pau-Brasil foi em 1924 por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que apresentava uma disposição primitiva. Exaltava a inovação na poesia, o primitivo e a era presente, ao mesmo tempo em que repudiava a linguagem retorica na poesia.
Movimento verde-amarelo ou grupo da anta foi um movimento cultural, que na literatura tem por característica texto patriótico, ufanista e a idealização do país. Característica em estofarão e discurso não linear. Em 1996 o movimento converteu-se no chamado grupo da anta; escolhendo como símbolo de suas ideias a anta, que tinha uma