Sem titulo
RESUMO
Introdução: Estratégia e Economia
A importância dos princípios: Uma Perspectiva Histórica
Faculdades ALFA
Goiânia - 2012
A Economia da estratégia
A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra e que tipo de organização ela é ou deseja ser.
A estratégia pode ser estudada buscando descobrir a lógica da escolha; focalizando em como as motivações e comportamentos dos indivíduos tomas as decisões, moldam a direção e desempenho de suas organizações.
A economia é utilizada para analisar os processos individuais e institucionais, onde os modelos econômicos identificam os tomadores de decisões, as metas, as escolhas em relações as variáveis estratégicas e ações a serem consideras e os relacionamentos entre escolhas e resultado.
O processo de gerenciar e implementar uma decisão de estratégia competitiva ou mudança da natureza da organização interna costuma ser fundamental para o sucesso.
As tomadas de decisões em termos de princípios consistentes da economia de mercado e ação estratégica são fatores determinantes nos sucessos que a empresa alcançam em seus negócios. As chances de êxito competitivo são maiores quando os gerentes tentam aplicar esses princípios ás variantes condições e oportunidades com que se deparam, onde estes princípios devem constituir a base para qualquer análise sistemática da estratégia. Pressupões que as empresas de sucesso alcançam êxito porque as estratégias escolhidas por seus gerentes permitiram-lhes explorar melhor as oportunidades com potencial de lucro presentes.
Para ter êxito na formulação e implementação de sua estratégia, uma empresa tem que considerar 4 classes de questões de grande abrangência:
Fronteiras da empresa - Define o que a empresa faz, estendendo-se nas direções, horizontal, vertical e