Sem titulo definido
Ciências Naturais – 9º Ano
Nome ______________________________________ Turma ______ Classificação ____________________________________ O (a) professor(a) O Encarregado de Educação _________________________ __________________________
GRUPO 1
Da deriva dos continentes à tectónica de placas
No início do século XX, todas as explicações e teorias encontradas pelos cientistas para compreender os fenómenos geológicos eram feitas sem ter em conta a movimentação dos continentes. Em 1910 Wegener formulou a teoria da deriva continental e em 1915 apresentou-a à comunidade científica. Wegener baseou a sua teoria na observação dos contornos dos continentes. Mais tarde descobriu que paleontólogos tinham verificado a existência de afinidades fósseis entre o Brasil e a África. Em 1939, com o início da II Guerra Mundial, houve um grande desenvolvimento de instrumentos tecnológicos, o que permitiu que, após o final da guerra, os cientistas da época investigassem os fundos oceânicos. No final dos anos 50, os cientistas descobrem que a crista existente no fundo do oceano Atlântico era de origem vulcânica e que tinha no seu centro um vale profundo, do qual emanava um calor intenso.
1. Selecione a única opção que não está de acordo com a teoria formulada por Wegener. Segundo Wegener, se os continentes estiveram unidos em tempos passados, poderiam existir…
A) Afinidades fósseis entre continentes. B) Rochas da mesma idade na América do Sul e em África. C) Depósitos glaciários em zonas continentais cujo clima atualmente não permite a sua existência. D) Algumas diferenças entre as linhas de costa dos continentes.
2. A teoria da deriva continental proposta por Wegener só foi aceite alguns anos após a sua morte. Refira duas limitações da teoria proposta por Wegener encontradas na época pela comunidade científica.
3. Selecione a opção