Seleção por Competência
Seleção por Competências
Competência –Ter competência significa ter conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o desempenho de uma atividade e ser capaz de colocar esse potencial em prática sempre que for necessário. Ser competente está relacionado com um bom desempenho numa determinada tarefa, o que não garante que esse desempenho será bom sempre. Foi competente por casualidade. Então podemos definir competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes especificas que permitem ao individuo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação, de forma peculiar.
Todo profissional apresenta um perfil de competências que compreende competências técnicas e comportamentais.
Competências técnicas – são os pré-requisitos do cargo. Conhecimentos específicos e habilidades específicas para atribuições ou funções específicas.
Competências comportamentais – atitudes e comportamentos compatíveis com as atribuições a serem desempenhadas. Ex.: iniciativa, criatividade, habilidade de relacionamento interpessoal, comunicação verbal, liderança, negociação, empreendedorismo, espírito de equipe, bom humor, entusiasmo, espírito de servir, humildade, extroversão, persuasão, atenção a detalhes, participação, cooperação, facilidade para trabalhar com metas, foco em resultados, flexibilidade, empatia, agilidade, equilíbrio emocional, resistência à frustração, ética, etc.
CHA:
Conhecimento – saber
Habilidade – saber fazer
Atitude – querer fazer
Competências Organizacionais – são definidas através de indicadores, que poderão ser: missão, visão, valores, estratégia, políticas de qualidade, princípios, objetivos, filosofia, etc.
Gestão por Competências – é a forma mais eficaz de gestão de pessoas. As competências da empresa definem como deve ser o comportamento desta no mercado, e esse comportamento aparece por meio de resultados conseguidos pelas pessoas.
As competências só fazem sentido quando são