Seleção por competencia
COMPETÊNCIAS E GESTÃO DOS TALENTOS
•
Como identificar potenciais e competências em um processo seletivo?
• Como agir com assertividade para preencher um cargo vago? • Como indicar um profissional interno com a certeza que ele corresponderá ao perfil exigido?
Na gestão de pessoas, estas são algumas questões chaves na contratação de profissionais. O momento empresarial brasileiro exige cada vez mais a maximização da capacidade de obter resultados através das pessoas.
Pouco adianta o investimento em tecnologias de última geração ou inovação nas metodologias de trabalho se o principal – as pessoas – não estiverem preparadas para exercer suas funções com qualidade e produtividade.
Uma das estratégias que vem ancorando as decisões sobre contratação é a seleção por competências.
VERIFICANDO POTENCIAIS – UM PASSO DIFERENCIAL NA ESTRATÉGIA
SELETIVA
Potencial: é a qualidade de um corpo ou de um sistema qualquer, de estar pronto para entrar em ação. É a capacidade de vir a desempenhar determinada complexidade de função num determinado momento do tempo.
Ao avaliar potencial, identificamos a capacidade potencial atual, que ajudará a compreender a “curva de amadurecimento” e predizer a tendência da “capacidade potencial futura”.
Para os indivíduos, a vantagem é o conhecimento das suas potencialidades, o que facilita a programação das ações de autodesenvolvimento, favorecendo a condução de suas carreiras.
COMO AVALIAR POTENCIAL?
Existem inúmeras formas de avaliar o potencial em processos seletivos, que poderão ser utilizadas em função de variáveis, tais como: número de candidatos, urgência de tempo, perfil do cargo, disponibilidade financeira, estrutura da empresa selecionadora, capacidade técnica do avaliador.
Dentre as mais praticadas pelas empresas estão:
1. Inventários específicos de mapeamento e identificação de potencial
2. Entrevistas pessoais
3.