Selenio
O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante. Ele um mineral facilmente absorvido pelo organismo, encontrado especialmente na noz e alguns vegetais cultivados em solos ricos em selênio, e na carne de animais que pastaram em solos ricos em selênio.
O selênio ingerido na alimentação é absorvido no trato intestino delgado e armazenado nos músculos, ossos, fígado, rins e testículos.
(http://www.tuasaude.com/selenio/)
O Selênio é um nutriente capaz de proteger as células contra possíveis efeitos de radicais livres, esses radicais danificam células e contribuem para o aparecimento de doenças crônicas.
O selênio pertence à classe de minerais e atua no sistema imunológico e nas glândulas tireoide. Alimentos derivados de plantas são mais ricos em selênio, sendo assim em solos pobres deste mineral existe uma carência do nutriente.
A castanha de caju e a castanha-do-pará são ótimas opções para manter a taxa de selênio ideal para o corpo. Outros alimentos como a carne bovina e a de aves, juntamente com os grãos e frutos do mar, contribuem para uma boa quantidade deste nutriente.
As propriedades do mineral que mais chamam a atenção é o que diz respeito ao combate ao câncer e a luta contra o envelhecimento. A deficiência de selênio causa degeneração pancreática, sensibilidade muscular e maior tendência ao câncer.
(http://www.brasilescola.com/quimica/selenio.htm)
1.1.2 DESENVOLVIMENTO
A ação do selênio parece estar relacionada com a vitamina E, com as duas substâncias agindo sinergicamente na cura da doença hepática e de certas afecções musculares. Esse mineral evita a ocorrência da doença de Keshan (cardiomiopatia juvenil), alterações pancreáticas e promove o crescimento corpóreo. O selênio é absorvido no trato gastrointestinal e armazenado em maior concentração no fígado e nos rins.
Várias doenças estão associadas com dietas de baixo de selénio, ou deficiência de selénio. De acordo com o National Institutes of