Selena-Deusa da lua
Este trabalho retrata a vida, mitos, origem e descendentes da Deusa da Lua. Pode ser uma Deusa menos conhecida em relação a outros Deuses, mas gostei particularmente de Selene, pois esta tem uma missão que para mim é bastante importante:
Levar aos Homens a sua plácida luz.
Desenvolvimento
Sou a Deusa da Lua.
Represento todas as suas fases e o astro em si. Tenho uma pele muito branca e possuo asas bastante longas.
Sou filha dos titãs Hipérion e Téa. Os meus irmãos são Hélio (Deus do Sol) e Eos (Deusa da Aurora).
Todas as noites, percorro o céu montada num cavalo ou numa carruagem prateada, para levar aos homens a sua plácida luz.
Mito do Pastor Endimião.
Um dos meus maiores mitos envolve um pastor chamado Endimião.
Apaixonei-me por esse mortal e com ele tive cinquenta filhas. Mas ele era humano, não poderia viver para sempre tal como eu, e acabaria por morrer...
Então pedi a Zeus que o tornasse imortal.
Ele concedeu-me esse desejo e, para tal, fê-lo dormir para sempre, pois só assim ele poderia continuar vivo e jovem eternamente. E só assim, eu poderia continuar a contemplar a sua beleza.
Endimião representa por isso, o carinho da Lua a iluminar os homens docemente, sem despertá-los do sono e do repouso que o Sol não lhes oferece. Também tive uma filha com Zeus, Pandeia, e tive quatro filhas com o meu irmão Hélio, as Horas, que representam as Estações do Ano.
Lenda da deusa
Outra das minhas lendas conta que os Titãs, devido à fúria e à inveja, lançaram o belo Hélio (o Sol), às águas do Rio Erídano. Eu, ao tomar conhecimento do trágico destino do meu irmão, suicidei-me. Diante de tanto sofrimento, Téa (a minha mãe) não acreditava que o seu filho estivesse morto e procurou-o, noites e dias seguidos, nas águas negras do Erídano, até que adormeceu cansada.
Sonho da Deusa
Em sonho, Hélio apareceu-lhe e pediu-lhe que não chorasse mais, pois agora ele vivia no Olimpo, ao meu lado e junto dos