Selecao de trabalhos
Se olharmos a nossa volta, veremos que estamos cercados de palavras, imagens, sons e movimentos produzidos para comunicar algo, pois a literatura, teatro, cinema tudo compõe o universo simbólico que o homem se move. É por causa deles que temos o tipo de inteligência que nos diferencia dos animais.
Tudo isso começou quando surgiu o teatro ocidental que aconteceu na Grécia e na idade Média, tanto os animais quanto os seres humanos são capazes de utilizar sinais, mas a capacidade de simbolizar própria do homem.
O símbolo humano é tomado no lugar do objeto com o qual não tem necessariamente uma relação natural.
O Surgimento da Linguagem Nas Crianças
A capacidade simbólica pode ser observada nos seres humanos desde a época que ainda somos bebes quando manifestamos para repetir alguns comportamentos sem a finalidade pratica pelo prazer do exercício.
As crianças brincam de forma repetitiva chamada de rituais lúdicos imitando a si mesma. Nessa forma ela aprende as palavras, sue vocabulário imitando os sons produzidos pelos adultos, isso é possível por causa de suas tendências que parecem inata tendência a imitar.
O Surgimento da Língua
A linguagem é a capacidade humana de articular conhecimento e compartilhar socialmente não podendo ser inventada de uma forma humana. Para fazer isso precisamos acionar nossa capacidade de simbolizar e de significar. O surgimento da fala exigiria, portanto uma espécie que tivesse uma capacidade ociosa de produzir sons vocais e na qual as formas primitivas de simbolismo como o sonho e a o ritual já fossem ativos.
Essa linguagem criada como função de nomear, fixar e receber objetos permitindo assim a comunicação entre os indivíduos.
O Universo dos Símbolos
No simbolismo humano como a pintura a escultura a maquiagem podem ter