Sejavegan

1187 palavras 5 páginas
Assista:
Porque amamos cães, comemos porcos e vestimos vacas?

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=OKX7U18VRJO

O QUE É O ESPECISMO?
Especismo é o ato de desconsiderar os interesses de outro ser pautado em sua espécie. O termo é usado para se referir à discriminação dos humanos para os outros animais atribuindo valores diferentes para espécies diferentes.

Para o especista, um membro de sua espécie tem mais peso e importância do que qualquer outro ser, apenas por que esse outro ser não é da sua espécie, como se o fator biológico concedesse automaticamente um valor moral extra a espécie humana. Já os não-especistas consideram uma sociedade horizontal onde todo ser senciente e/ou autoconsciente tenha seus interesses levado em consideração, portanto, uma sociedade onde toda vida tem valor independente de suas diferenças.
De modo similar ao racismo, machismo ou a homofobia, a discriminação especista pressupõe assim como as discriminações anteriores que uma diferença pode ser usada para açoitar, explorar, debochar, se apropriar, violentar e violar a integridade física e psicológica de outro indivíduo apenas por que ele possui uma diferença do ser que o discrimina, no caso dos animais a espécie.

Com essa justificativa de seres humanos inabaláveis, assassinamos diariamente bilhões de animais para diversos propósitos desnecessários como vestuário, entretenimento, cosmético e alimentação.

E SE O ANIMAL FOSSE BEM TRATADO PODERÍAMOS USÁ-LOS PARA NOSSO BENEFÍCIO?

Aceitaríamos a exploração de um ser humano caso essa seja feita com mais cuidado pelo explorador que obtêm benefícios com tal ato? Uma pratica de violência física ou abuso sexual, desde que esse tenha sido feita com mais cuidado? Ou, até mesmo, o uso de um ser humano como escravo, mesmo que em boas condições higiênicas e alimentares? Certamente não, mas se dissermos “sim” nessas mesmas perguntas em relação aos animais de outra espécie, estaremos ignorando a capacidade deles de sentir, sofrer e se incomodar com

Relacionados