Seja Líder de si mesmo
Augusto Cury descreve a vida como sendo belíssima e curta e a compara com um grande espetáculo de teatro, onde somos responsáveis por escrever o roteiro, ou seja, nossa própria história. Um dos maiores desafios do seres humanos é saber onde se posicionar, revelar-se e se sobressair no palco, ou então acomodar-se na plateia.
A vida é repleta de altos e baixos e cabe às pessoas saberem lidar, não somente com os prazeres e conquistas, mas também com as frustrações e derrotas. Saber governar nossos pensamentos nos libertando de emoções que nos controlam e nos dominam, não deixando que escombros psicológicos nos tornem submissos.
O homem é o único responsável por suas conquistas e derrotas, todas ligadas à emoção, além de ser detentor de um grande potencial, mas que muitas vezes não é valorizado. As emoções são um grande enfoque e pertencem a um grupo muito importante na vida de cada um.
O autor enfatiza a liderança de si mesmo, afirmando que nenhum ser humano se destaca no palco do mundo senão antes no palco de sua inteligência. Para quem deseja ser líder é necessário aprender a ser humilde para entender a grandeza da vida, e apesar dos diversos conflitos e desafios que possam vir a surgir, devemos aprender com os erros e deixar de lado sentimentos negativos.
Cury afirma que o eu interior precisa ser treinado neste processo de busca de liderança e condena a educação por falhar no processo de instrução dos jovens para atuar no mundo interior, pois, para obtermos sucesso, é necessário primeiro conquistar o mundo de dentro para poder conquistar o mundo de fora (mundo exterior).
Coloca como maior ensinamento, nos tornarmos líderes de nós mesmos e de nossas emoções, o que necessita de um treinamento adequado para maior segurança emocional.
Muitas vezes, nos momentos difíceis da vida, as pessoas descem do palco e ser tornam espectadores de suas frustrações emocionais, ficando na plateia e abandonando a si mesmo.
O