Seitas e heresias
INTRODUÇÃO:
O QUE É RELIGIÃO?
R: Culto Prestado a uma divindade; doutrina religiosa; dever sagrado; ordem religiosa; crença viva; consciência escrupulosa; escrúpulos; (Social.) um sistema solidário de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, interditas, e que unem em uma mesma comunidade moral, chamada Igreja, todos os que aderem a esse sistema. RELIGIÃO: (re-ligare) significa religar, com o propósito de ligar novamente o homem a Deus “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rom 3.23) (re-eligere), significa reeleger, escolher a Deus novamente (conceito de Agostinho). O QUE É SEITA?
R: Doutrina ou sistema que se afasta da opinião geral; conjunto dos indivíduos que a seguem; comunidade fechada; de cunho (caráter) radical; facção; partido. SEITA: Um grupo de pessoas com um pensamento comum, ou um partido. O QUE É HERESIA?
R: Doutrina contrária aos dogmas (ponto fundamental e indiscutível de uma doutrinas) da igreja; contra-senso; ato ou palavra ofensiva à religião, escolha, seleção, preferência... HERESIA: Um falso ensino; doutrinas não bíblicas ou distorções da doutrina bíblica (I Timóteo 2.1- e 3.15-17).
(Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)
O PERIGO DAS SEITAS E HERESIAS
As seitas sempre aumentam ou omitem alguma coisa a respeito da verdade, somando, diminuindo, multiplicando ou dividindo, veja:
+ ADIÇÃO: Quando adiciona alguma coisa à Palavra ou não se restringe a ela, acrescentando argumentos extra bíblicos.
- SUBTRAÇÃO: Quando diminui ou omite alguma coisa da Bíblia, acerca do próprio Deus ou da Trindade, com um evangelho incompleto. x MULTIPLICAÇÃO: Heresias que vão além do que está escrito e com interpretações extremistas, dando importância demasiada a apenas alguns assuntos de seu interesse.
/ DIVISÃO: Dividem a sua fidelidade entre Deus e a organização religiosa, servindo a dois ou mais Senhores e se