Seis sigmas
INTRODUÇÃO
De fato, toda empresa hoje em dia precisa de uma certa organização em seus setores, assim como dar uma boa apresentação para sua empresa, na visão de clientes e consumidores, o programa Seis Sigma veio ai para mostrar que organizar é fácil, gerenciando com clareza e evidenciando seus problemas.
PASSO 1
O Programa Seis Sigma
O Programa Seis Sigma surgiu na empresa Motorola na década de 80 e atualmente é aplicado tanto em processos de negócios, quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas. Os Seis Sigmas são um conjunto de ferramentas técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas. Tecnicamente, Seis Sigma se apresenta como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigma, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa uma tarefa.No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais.
O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma.
A metodologia Seis Sigma passa por uma análise preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário à solução do problema. As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência.
Relação