Seis sigma e bsc
Devido as grandes transformações que ocorrem no mercado de trabalho, as grandes empresas, na buscar pelos melhores produtos e melhor eficiência, se depararam com o grande desafio de implementar novas e inovadoras estratégias de mercado, que visam aumentar a vantagem competitiva entre elas.
Neste contexto, surgiram a diversos sistemas estratégicos, e dentre as principais ferramentas estão o Balanced Scorecard (BSC) e o Seis Sigma.
Essas ferramentas de gestão foram criadas com o principal intuito de reduzir erros, e gastos desnecessários e produzir produtos com melhor qualidade e custo/benefício.
Melhoria da qualidade através dos sistemas de gestão.
Em resposta a grandes transformações em que o mercador está exposto,as empresas foram direcionadas a um rumo onde obter uma tecnologia de gestão é indispensável em dias atuais. Pensando nisso, a fim de obter melhores resultados, estão sendo implementados sistemas na busca pela excelência, o Balanced Scorecar (BSC) e o Seis Sigma.
O conceito do Balanced Scorecar (BSC), no português marcador de equilíbrio, representa o equilíbrio entre os indicadores externos (clientes ou acionistas) e indicadores internos, cuidando das deficiências dos sistemas. Possibilita o monitoramento das estratégias dentro da empresa, a partir da visão organizacional que abrange quatro fatores: Finanças, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. É a partir das informações desses quatro fatores que o BSC gerencia as estratégias operacionais e proporciona uma grande visão dos indicadores de desempenho e colabora com um maior envolvimento dos colaboradores. Para implantação do BSC deve seguir três etapas: 1- Definir os objetivos e estratégias da empresa;
2 - Recriar os processos ineficientes;
3 - Estabelecer indicadores controláveis e quantitativos.
Resumindo, o BSC é uma maneira eficaz e eficiente de se mensurar o quanto às estratégias estão sendo atingidas e quais os pontos que precisam ser percebidos para que