Seis formas de geração do conhecimento
Aquisição:
Gerar conhecimento dentro da organização por meio da aquisição implica na contratação e desenvolvimento de trabalhadores do conhecimento. Uma das vantagens é que esses trabalhadores, devido sua especialização e experiência, são capazes de definir problemas relevantes acerca da organização, bem como identificar alternativas pertinentes e eficazes para resolver esses problemas. Uma das desvantagens é a dificuldade de reter tais profissionais na organização, uma vez que à medida de eles se tornam mais experientes e competentes na solução de problemas corporativos, as propostas do mercado de trabalho tendem a se tornar cada vez mais atraentes.
Aluguel:
Uma das vantagens de gerar conhecimento por meio de consultoria especializado ou apoio financeiro a pesquisa é que, em geral os resultados são obtidos de maneira mais rápida, no entanto, uma das desvantagens é tornar explicito o conhecimento obtido, ou seja, transpor tal conhecimento para uma linguagem formal capaz de ser devidamente interpretada pelos colaboradores da organização.
Recursos Dirigidos:
Formar grupos ou unidades com a finalidade de gerar conhecimento tem a vantagem de obter resultados mais rápidos e eficazes a curto prazo, no entanto, a desvantagem é que a solução desenvolvida pelo grupo pode não ser tão eficiente a médio e longo prazo.
Fusão
A geração de conhecimento pode ser alcançada por meio da junção de duas empresas uma vez que a interação de pessoas com habilidades, ideias e valores diferentes pode gerar soluções criativas, no entanto, a desvantagem é que a complexidade e o conflito gerados pelo atrito entre culturas organizacionais distintas tende a desgastar os colaborados e não desenvolver a sinergia esperada.
Adaptação
O instinto de sobrevivências faz com que os animais, especialmente os seres humanos, desenvolvam soluções criativas para superar as adversidades que