seila
A origem dos CDS (Discos Compactos) se deve à necessidade no mercado de desenrolar um sistema de reprodução do sonido original que permitirá ser utilizado um e outra vez sem perder a qualidade do mesmo. Logrando um sistema óptico que não precise a fricção o contado direto sobre o material gravado, como o caso das fitas magnéticas ou os discos de vinil cujo sonido é reproduzido por um Pick-up o pua que está em contacto físico permanente com a superfície.
Definição
É um disco feito de policarbonato (material plástico) no que se fizeram pequenas salientes chamadas PITS, seguindo um espiral contínuo que parte desde o centro e contínua até o borde do CD, chamado Track. Nestes se aplicam lacas e plásticos protetores, evitando assim que as depressões se encherem o se façam novas. As depressões são a informação digital, coberta por uma capa refletora para que possa ser lida pelo laser nas equipes reprodutores.
Características Gerais
O CD tem um diâmetro de 12cm com um orifício central que mede 15mm. A informação digital começa aos 25mm do centro e se estende até os 58mm. Rodeando esta área temos dois anelos, um interno que tem a tábua de conteúdo do disco (Lead In) e permite ao laser sincroniza-se e saber o conteúdo da informação de áudio e os dados antes de proceder a sua leitura. Sua longitude depende das dimensões na tábua de conteúdo, que pode armazenar 74 minutos de áudio e até 99 faixas como máximo. Logo se encontra um anelo externo (Lead Out) que marca o final dos dados, de 1mm de amplo.
Capacidades de Armazenamento, Velocidade de Gravação e Leitura de dados
Capacidade de Armazenamento
Tipo
Tempo
Máximo tamanho para dados
250MB (Mini CD)
21 Minutos
184.6 MB
550 MB
63 Minutos
553.7 MB
650 MB
74 Minutos
650.3 MB
700 MB
80 Minutos
703.1 MB
800 MB
90 Minutos
791.0 MB
900 MB
99 Minutos
870.1 MB
Velocidade de Gravação
No CD-R (Disco Compacto Virgem), tem uma velocidade de gravação de 1X - 16X, o que