Sei ñ
ADRIANA CAMPOS
BRENO LUIZ DE SOUZA
RAQUEL GOMES DA ROCHA
ANÁLISE DOS ÍONS DA TERCEIRA SÉRIE
UBERLÂNDIA
AGOSTO/2013
FLUXOGRAMA PROPOSTO
I- NO3- e NO2-
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise da amostra 5 foi feita para identificar os íons da terceira série (grupo A): Cl-, Br-, NO3- e NO2-. Esta era um sólido branco, cristalino e inodor. Para esta série, os procedimentos de identificação são feitos em alíquotas separadas da amostra, para a identificação de cada íon, que sofre a interferência dos demais íons.
Para a identificação do íon iodeto, foi utilizado o teste com FeCl3 0,1 mol.L-1, pois este é um teste específico na identificação de íons I-. A amostra foi dissolvida em água, e adicionou-se algumas gotas de FeCl3. Foi observada a mudança da solução de amarelo para ferrugem e o desprendimento de gás, evidenciando a presença de íon iodeto na amostra. Isso ocorre devido a seguinte reação:
Fe3+(aq) + I-(aq) Fe2+(aq) + I2(g) (1)
Em outro tubo de ensaio, para a identificação do íon nitrito, NO2-, foi utilizado o teste com ácido sulfâmico e algumas gotas de ácido sulfúrico. Este teste é utilizado, pois é específico na identificação do íon nitrito. A amostra foi dissolvida em água e foi adicionada algumas gotas de H2SO4 2 mol.L-1 e uma ponta de espátula de ácido sulfâmico sólido. Se existisse a presença do íon nitrito, seria observado desprendimento de gás, entretanto nada foi observado. A reação envolvida seria:
NO2-(aq) + H2N-HSO3(s) → N2(g) + SO42-(aq) + H+(aq) + H2O(l) (2)
Para os íons nitratos não existem ensaios específicos para a sua identificação, porém, em determinadas condições, é possível identificá-lo. Os íons nitritos interferem na reação de Zn metálico em meio