Sei lá
ERIK ERIKSON
NECESSÁRIO COMPREENDER O QUE SIGNIFICA A ASSOCIAÇÃO DOS TERMOS PSICOSSOCIAL E DESENVOLVIMENTO.
SIGNIFICA ESPECIFICAMENTE QUE OS ESTÁGIOS DA VIDA DE UMA PESSOA, DO NASCIMENTO À MORTE, SÃO DETERMINADOS POR INFLUÊNCIAS SOCIAIS QUE INTERAGEM COM UM ORGANISMO EM AMADURECIMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO.
ERIKSON: “HÁ UMA ADAPTAÇÃO MÚTUA ENTRE INDIVÍDUO E O AMBIENTE, OU SEJA, ENTRE A CAPACIDADE DE UM INDIVÍDUO SE RELACIONAR COM UM ESPAÇO VITAL FORMADO POR PESSOAS E INSTITUIÇÕES E EM CONTÍNUA EXPANSÃO, DE UM LADO, E A DISPOSIÇÃO MANIFESTADA POR ESSAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES NO SENTIDO DE TORNAR O INDIVÍDUO PARTE DA CULTURA EM CONSTRUÇÃO, DE OUTRO LADO”.
É UMA TEORIA DE ESTÁGIOS, E ISTO SIGNIFICA QUE HÁ IDADES APROXIMADAS NAS QUAIS APARECEM NOVAS FORMAS DE COMPORTAMENTO EM RESPOSTA A NOVAS INFLUÊNCIAS SOCIAIS E MATURATIVAS.
ERIKSON DÁ GRANDE ÊNFASE AO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA. PENSA QUE O QUE ACONTECE NESSE ESTÁGIO É DA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA A PERSONALIDADE ADULTA.
ACRESCENTA TAMBÉM QUE OS ESTÁGIOS CONSECUTIVOS NÃO SÃO DISPOSTOS DE ACORDO COM UMA ORDEM CRONOLÓGICA ESTRITA. CADA CRIANÇA TEM UM TEMPO PRÓPRIO.
(PRINCÍPIO EPIGENÉTICO: “... QUALQUER COISA QUE CRESÇA TEM UM PLANO FUNDAMENTAL, CADA PARTE TENDO SEU TEMPO DE ASCENDÊNCIA ESPECÍFICO, ATÉ QUE TODAS AS PARTES TENHAM SE MANIFESTADO PARA FORMAR UM TODO OPERANTE”.
PREFIXO EPI: SIGNIFICA (ENTRE OUTRAS COISAS) “ANTES”, “DEPOIS”, “EM” E “PRÓXIMO”.
EPIGENÉTICO REFERE-SE A TODOS OS FATORES QUE AFETAM A EXPRESSÃO DAS INSTRUÇÕES GENÉTICAS.
O AUTOR APRESENTA UMA CONCEPÇÃO DE EGO DIFERENTE DA CONCEPÇÃO DE FREUD.
EGO CRIATIVO, OU SEJA, UM EGO QUE PODE E ENCONTRA SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA OS NOVOS PROBLEMAS QUE O ASSEDIAM A CADA ESTÁGIO DA VIDA. E QUANDO FRUSTRADO REAGE AO INVÉS DE DESISTIR.
PARA O AUTOR O EGO SE REFORÇA A CADA CRISE E É O SENHOR E NÃO O ESCRAVO DO ID.
SUA CONCEPÇÃO DE EGO É MUITO SOCIALIZADA E